Oláaaaaaaaaaaaaa.... De voltaaaa..... hehehehe...kkkk
Amores como deu pra perceber fiquei esses dias sem postar.....vidaaa corrida...mas minhas amigas....pegaram no meu pé e "cá" estou eu de volta....Gente "vida loucaaa"...Mais estou bem e feliz várias coisas legais acontecendo... depois eu conto.... :)
Meditação do Dia: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Mateus 16:16
5 Dicas para tratar e prevenir Melasmas
E, de repente, sem nenhum aviso prévio, ela está lá: uma mancha meio castanha que costuma aparecer nas bochechas, na testa e no buço! O melasma está com tudo (no mau sentido) e, segundo dermatologistas, vem alcançando a acne como a queixa principal nos consultórios. Para as mães, o assunto preocupa ainda mais, já que os hormônios da gravidez combinados ao sol funcionam como um gatilho para a marca estampar o rosto. Se você está no grupo das “premiadas” que foram afetadas pelos melasmas após a gestação, saiba que existem ótimos tratamentos que suavizam a mancha (entre eles, o peeling e o laser, um assunto que rende outra conversa). Mas o controle é para sempre – exagerou no sol, a mancha volta e, às vezes, pior. Então, minha gente, vale redobrar os cuidados com a pele, especialmente nos meses mais quentes.
Vamos as dicas:
Use o protetor solar certo
Mulheres com melasma não podem nem pensar em esquecer o filtro solar. Respirou, manchou! Por isso, a recomendação dos dermatologistas é escolher um FPS mais alto, sempre acima de 50, com cor de base. O pigmento funciona como uma barreira também para todo tipo de luz visível – não apenas a do sol, como aquela branca da cozinha, a do computador, do celular, ipad. Sim, elas também mancham a pele!
Reaplique o filtro solar após o almoço
O ideal é reaplicar o produto a cada duas horas na praia ou na piscina, mas no dia a dia um retoque na hora do almoço está de bom tamanho. Para não ter que remover a maquiagem e perder tempo, a sugestão são os pós e as bases com FPS mais alto (acima de 30). Passe no rosto com a esponjinha e pronto! Eles não garantem uma cobertura tão eficaz como os filtros em creme, mas funcionam bem como um reforço.
Aposte nos antioxidantes
À noite, com o rosto limpo, é hora de dar uma forcinha para a pele combater os radicais livres, moléculas envolvidas no envelhecimento e na hiperpigmentação. Entram em ação os antioxidantes! De uma lista extensa, vale falar da vitamina C, que também tem efeito clareador, ela é uma aposta certeira para usar à noite.
Experimente os nutricosméticos
São as chamadas pílulas da beleza, também ricas em antioxidantes, como licopeno, vitamina E e diversos extratos vegetais. Mas de todos esse princípios-ativos, o mais estudado e recomendado pelos dermatologistas é Polypodium leucotomus, uma espécie de samambaia. Existe o produto pronto na farmácia com o nome de Helioral e também pode ser manipulado – ambos precisam de prescrição médica! Mas nunca, jamais, nenhum cosmético oral substitui o filtro solar tópico. Pelo menos por enquanto!
Compre um chapéu de abas largas
De acordo com o Consenso Brasileiro de Fotoproteção, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a proteção solar eficiente não vive apenas de creme (ou spray). Outras formas de barrar os raios ultravioletas são importantes: óculos escuros, chapéu de abas largas (que cubra totalmente o rosto e um pouco dos ombros. Tem vários lindos!), camiseta, guarda-sol e o bom e velho bom senso de ir para a sombra quando estiver muito quente. Até porque o calor (até o do fogão, sabia?) também dispara ou piora a mancha. Muita coisa para incorporar na rotina? Ao longo dos anos, eu aposto que vai valer a pena.
Um beijo da Káh..
Siga no Instagram: @blogdakatiasa
Amiga eu sei bem o que são melasmas e tenho algumas dessas machas justamente por causa da gravidez por isso não vivo sem meu protetor solar e faço tratamento com ácido com a dermatolgista.Bjs
ResponderExcluir